Se há uma coisa que buscamos evitar, é o sofrimento. Sem dúvida alguma, uma pessoa emocionalmente saudável, foge de situações que podem lhe trazer prejuízo e dor.
Estamos preparados para tudo que é bom, mas dificilmente estamos prontos para o infortúnio.
Sabemos que nem tudo são flores e apesar da luta contra o mal, as tristezas fazem parte da vida, assim como as alegrias. Como nada no mundo é desprovido de significado, é imprescindível descobrir as lições ocultas no sofrer.
Da mesma forma que o diamante bruto é lapidado para se tornar uma jóia de grande valor, o ser humano precisa ser purificado através de situações não tão agradáveis como gostaríamos. Há coisas que aprendemos somente em circunstâncias adversas.
O sofrimento deve ser uma ponte, um lugar de passagem, e não deve se prolongar mais do que o necessário para alcançar seu propósito de introspecção e aprendizado pessoal.
Ao passar pela dor, nosso caráter é forjado, e ao final deste processo, espera-se que nos tornemos uma pessoa mais madura e experiente, consciente de quem somos e do que precisamos mudar.
Se você está vivendo um tempo difícil, tenha paciência. Vai passar. Não vale a pena sofrer por sofrer. Saiba escutar o que a vida está lhe dizendo nas entrelinhas. Descubra o que precisa ser internalizado para se tornar um ser humano mais humano.