Se você assistiu o filme “Sociedade dos poetas mortos” (1989), certamente se lembrará destas palavras.
Carpe diem é uma expressão que vem do latim e no sentido literal quer dizer “aproveite o dia”, ou seja, aprecie o presente, desfrute ao máximo do momento atual. Parece simples, mas pra muita gente não é.
Você conhece alguém que só é capaz de pensar no futuro? Que não consegue colocar os olhos no aqui e agora, e vive à sombra do que ainda virá?
Conhece gente que vive olhando para trás, para o passado que não se pode mudar? É assim que a vida passa, e eles não se dão conta disso.
Realmente precisamos pensar no futuro, mas sem deixar de viver o presente. Quanto focamos somente no passado ou futuro, perdemos a oportunidade de apreciar o que está acontecendo agora. Deixamos de viver o que a vida está nos oferecendo.
Se olhamos para trás, corremos o risco de nos entristecer e sofrer; se consideramos apenas o que está por vir, somos tragados pela ansiedade e o medo.
Jesus disse: “… não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. É suficiente o mal que cada dia traz em si mesmo (Mt 6:34).
Então amigos, carpe diem!